top of page
Blog SO Labs na Íntegra
Writer's pictureDaniel Sanches

Case Seven21 - Agência de Marketing Digital Ltda., BI Case - Parte B | Constructor SO DS

Updated: Feb 24, 2022


A Seven21 | Agência de Marketing Digital Case - Parte B. Análise de uma consultoria aplicada para Business Intelligence (BI) em Marketing Digital


__________________________________________________________________________________



__________________________________________________________________________________



Descrição


Sumário


  1. Parte 1. A Empresa

  2. Parte 2. O Problema

  3. Parte 3. A Solução BI

  4. Parte 4. Análises


Case

Título do Case: Case Seven21 | Agência de Marketing Digital, BI Case - Parte B A Seven21, é uma Agência de Marketing Digital, nascida em São Paulo, SP, em 2015. Nossas perspectivas estabelecem-se em trazer inovação, inspiração, credibilidade e confiança para nossos clientes e parceiros.


Detalhes do Produto e Desenvolvimento


Título do Case: Case Seven21 | Agência de Marketing Digital, BI Case - Parte B | Constructor SO DS

Título do Arquivo BI: Orçamento de Marketing de Canal, Seven21 - AMD Ltda - Parte B.pbix Data de Lançamento (Release): 21 de novembro de 2020

Última Atualização: 21 de novembro de 2020

Versão Atual: versão 1 (v.1) (Versão Linear, por entidade ou arquivo)

Nível: Básico (Categoria Profissional Júnior, nível 1)

Tipo de App/Software: Microsoft Power BI Desktop

Formato/Tipo: .pbix

Requisitos e Fabricante: Microsoft Power BI Desktop / https://powerbi.microsoft.com/


Específicos: Fonte de Dados - Microsoft Office Excel



Recursos e Pacotes


● Utilização e demonstração do Gráfico de Barras Clusterizado;

● Utilização e demonstração do Gráfico de Rosca;

● Utilização e demonstração do Treemap;

● Utilização e demonstração do Gráfico de Barras Empilhadas;

● Demonstração de dashboards de Marketing Digital. Levando em conta performance, produtividade, contagem e somatório de itens;

● Demonstração básica, adaptada ao usuário com o nível básico;

● Utilização de Técnicas de UX/UI, criando interfaces amigáveis e funcionais.


Pacotes de Arquivos ou Relacionados


Microsoft Power BI Desktop (1)


> Orçamento de Marketing de Canal, Seven21 - AMD Ltda - Parte B.pbix



Microsoft PowerPoint (2)


> Analytical Report Case Seven21 - AMD Ltda., BI Case - Parte B.pptx

> Report Case Seven21 - AMD Ltda., BI Case - Parte B.pptx



PDF (2)


> Analytical Report Case Seven21 - AMD Ltda., BI Case - Parte B.pdf

> Report Case Seven21 - AMD Ltda., BI Case - Parte B.pdf



Microsoft Office Excel (1)


> Orçamento de Marketing de Canal, Seven21 - AMD Ltda - Parte B.xlsx



Download


> Download em:



Disponibilidade de download direto para cada arquivo ou .rar (pacote inteiro).



Análises e Relacionados


Iniciamos o trabalho entendendo a necessidade do cliente, com uma abordagem por anamnese, para quem não conhece o termo, basta clicar na palavra para aprofundar a pesquisa. Anamnese (do grego "ana", trazer de novo e "mnesis", memória) é uma entrevista realizada pelo profissional de saúde ao seu doente, que tem a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico de uma doença. Muito usada na abordagem inicial em Consultoria Empresarial. Enfim.


Analisamos para este cliente, algo moderno e atual. Dinâmico, minimalista e ao mesmo tempo responsivo e que atenderá as suas necessidades mais diretas. Nessa primeira parte do desenvolvimento - Parte A, nos preocupamos em gerar alguma visualizações enxutas e que podem cruzar informações importantes para dashboards simples e modernos. Trabalhamos a parte do UX/UI com cores bem vivas. Na introdução trouxemos as abas em formas de botões (sendo este padrão, o nosso padrão de desenvolvimento, com uma pegada voltada para agência de marketing digital - conservando assim a identidade organizacional da agência). Na segunda aba, trouxemos a aba "1A. Agente/Agente Intermediário Itens", inicialmente a nossa intenção com essa aba, foi inserir um panorama de uma das partes mais importantes: o agente, dessa forma o cliente poderá ter um panorama trimestral, com quatro gráficos. Subdividimos as abas em subitens, posteriormente, segue a aba: "1B. Agente/Agente Intermediário Itens" que demonstra a distribuição por percentual e itens, em um Gráfico de Rosca. Na quarta aba, ainda temos "1A. Agente/Agente Intermediário Itens" representado em Treemap. Nossa ideia foi trazer um gráfico diferente e moderno, que pode ser usado em reuniões, representando as categorias por áreas, proporcional a seus valores. Na próxima aba, seguimos com "2A. ARC", trouxemos um Gráfico de Rosca, completo em dados numéricos e indicadores no gráfico, em uma das partes mais importante da nossa massa de dados: ARC (Aquisição e Retenção de Clientes). Na aba seguinte, seguimos com mais uma representação em Gráfico de Rosca, pela parte "Distribuidores". Na próxima aba, um pouco diferente das demais, seguimos com um Gráfico de Barras Empilhadas", dessa forma podemos representar o indicador "Funcionários". Na aba "5A. Mala Direta", podemos representar também da mesma forma, através do Gráfico de Barras Empilhadas. Em sequência, com partes parecidas para as medições, seguimos igualmente com o Gráfico de Barras Empilhadas. Na aba "7A. Marketing Direto", trouxemos um Gráfico de Barras Clusterizado", que ajudou a organizar correlações de categorias de dados. Em sequência, igualmente projetado, a aba "8A. Outras Despesas", dessa forma representamos algumas categorias correlacionadas. E por fim, na aba "9A. Revendedor", segue o mesmo padrão das anteriores - Gráfico de Barras Clusterizado.

Sendo assim, organizando para você:


1. Inicialmente trouxemos a tela introdutória padrão dos trabalhos, a "Introdução, Orçamento de MC" (Introdução, Orçamento de Marketing de Canal), abreviado, com botões de acesso as abas e preservando a identidade do negócio;


2. Na segunda aba, trouxemos a aba "1A. Agente/Agente Intermediário Itens", inicialmente a nossa intenção com essa aba, foi inserir um panorama de uma das partes mais importantes: o agente, dessa forma o cliente poderá ter um panorama trimestral, com quatro gráficos;


3. Subdividimos as abas em subitens, posteriormente, segue a aba: "1B. Agente/Agente Intermediário Itens" que demonstra a distribuição por percentual e itens, em um Gráfico de Rosca;


4. Na quarta aba, ainda temos "1A. Agente/Agente Intermediário Itens" representado em Treemap. Nossa ideia foi trazer um gráfico diferente e moderno, que pode ser usado em reuniões, representando as categorias por áreas, proporcional a seus valores;


5. Na próxima aba, seguimos com "2A. ARC", trouxemos um Gráfico de Rosca, completo em dados numéricos e indicadores no gráfico, em uma das partes mais importante da nossa massa de dados: ARC (Aquisição e Retenção de Clientes);


6. Na aba seguinte, seguimos com mais uma representação em Gráfico de Rosca, pela parte "Distribuidores";


7. Na próxima aba, um pouco diferente das demais, seguimos com um Gráfico de Barras Empilhadas", dessa forma podemos representar o indicador "Funcionários";


8. Na aba "5A. Mala Direta", podemos representar também da mesma forma, através do Gráfico de Barras Empilhadas;


9. Em sequência, com partes parecidas para as medições, seguimos igualmente com o Gráfico de Barras Empilhadas;


10. Na aba "7A. Marketing Direto", trouxemos um Gráfico de Barras Clusterizado", que ajudou a organizar correlações de categorias de dados;


11. Em sequência, igualmente projetado, a aba "8A. Outras Despesas", dessa forma representamos algumas categorias correlacionadas;


12. E por fim, na aba "9A. Revendedor", segue o mesmo padrão das anteriores - Gráfico de Barras Clusterizado.


Em última análise, preservamos a identidade visual do cliente, mantendo a identidade da empresa e nos preocupando também em elaborar um trabalho UX/UI de carona com o desenvolvimento BI.



Relatório (Report)

Segue logo abaixo algumas imagens do trabalho desenvolvido:


Aba: Introdução, Orçamento de MC (Microsoft Power BI - Arquivo: Orçamento de Marketing de Canal, Seven21 - AMD Ltda. - Parte B - Power BI Desktop)



Aba: 1A. Agente/Agente Intermediário Itens (Microsoft Power BI - Arquivo: Orçamento de Marketing de Canal, Seven21 - AMD Ltda. - Parte B - Power BI Desktop)



Aba: 1B. Agente/Agente Intermediário Itens (Microsoft Power BI - Arquivo: Orçamento de Marketing de Canal, Seven21 - AMD Ltda. - Parte B - Power BI Desktop)



Aba: 1C. Agente/Agente Intermediário Itens (Microsoft Power BI - Arquivo: Orçamento de Marketing de Canal, Seven21 - AMD Ltda. - Parte B - Power BI Desktop)



Aba: 2A. ARC (Microsoft Power BI - Arquivo: Orçamento de Marketing de Canal, Seven21 - AMD Ltda. - Parte B - Power BI Desktop)



Aba: 3A. Distribuidores (Microsoft Power BI - Arquivo: Orçamento de Marketing de Canal, Seven21 - AMD Ltda. - Parte B - Power BI Desktop)



Aba: 4A. Funcionários (Microsoft Power BI - Arquivo: Orçamento de Marketing de Canal, Seven21 - AMD Ltda. - Parte B - Power BI Desktop)



Aba: 5A. Mala Direta (Microsoft Power BI - Arquivo: Orçamento de Marketing de Canal, Seven21 - AMD Ltda. - Parte B - Power BI Desktop)



Aba: 6A. Marketing da Internet (Microsoft Power BI - Arquivo: Orçamento de Marketing de Canal, Seven21 - AMD Ltda. - Parte B - Power BI Desktop)



Aba: 7A. Marketing Direto (Microsoft Power BI - Arquivo: Orçamento de Marketing de Canal, Seven21 - AMD Ltda. - Parte B - Power BI Desktop)



Aba: 8A. Outras Despesas (Microsoft Power BI - Arquivo: Orçamento de Marketing de Canal, Seven21 - AMD Ltda. - Parte B - Power BI Desktop)



Aba: 9A. Revendedor (Microsoft Power BI - Arquivo: Orçamento de Marketing de Canal, Seven21 - AMD Ltda. - Parte B - Power BI Desktop)



Dados (Data) e ETL (Extract, Transform and Load)


Para a parte de dados, houve o carregamento da Fonte de Dados pelo Microsoft Office Excel, carregamos várias tabelas tabelas, tornando o modelo um pouco mais elaborado, que foi a tabela mais viável para este projeto, sendo a ARC, a Tabela Fato.


Divisão: Power Query Editor (Microsoft Power BI - Arquivo: MViews Orçamento de Marketing de Canal, Seven21 - AMD Ltda - Power BI Desktop)


No Power Query Editor, na parte de ETL do Power BI, aplicamos procedimentos simples. Confira na lateral direita as etapas:



Modelo (Model)


Modelo elabora:




Divisão: Modelo (Microsoft Power BI - Arquivo: MViews Orçamento de Marketing de Canal, Seven21 - AMD Ltda - Power BI Desktop)



Facilidades e Dificuldades


Facilidades


A facilidade encontrada, foi em desenvolver um modelo simples, extraído de uma Fonte de Dados simples e direta - Microsoft Office Excel, sem consultas específicas em SQL. Sem aplicação do DAX (Data Analysis Expression) no Power BI e com uma aplicação de ETL simples. Como a área do Marketing é uma área que apresenta conhecimentos técnicos, mas que é de fácil entendimento para quem não é da área, torna-se fácil efetuar as análises.


Dificuldades


Não houve dificuldades encontradas, uma vez que o nível é básico. Podemos identificar um pequeno esforço desprendido para identificar as necessidades do cliente, e alinhar o trabalho desenvolvido juntamente com um UX/UI apurado e moderno. Antes de efetuar qualquer trabalho relacionado a Analytics, é importante entender a área, conversar com pessoas da área e principalmente com a pessoa que está a frente do trabalho a ser feito. Os panoramas do Marketing, tornam-se importantes: antes de tudo é necessário a segmentação de seu público-alvo. Definir as personas do seu produto ou serviço torna o trabalho muito mais assertivo. Buyer personas, ou apenas personas, são personagens que são criados pelos profissionais de marketing para identificar perfis de compradores que devem ser atingidos nas estratégias de marketing digital. Definição de faixa etária, gênero, gostos pessoais, possíveis palavras-chave, localização e diversas outras definições poderão dar mais força para cada anúncio, artigo e publicação que serão realizados. Esta avaliação que envolve muita pesquisa e captação do briefing com o cliente certamente auxiliará muito as atividades que um profissional de marketing realizará para a sua empresa ou projeto.



Conclusivo

Hoje, já podemos dizer que o marketing digital entrou na fase adulta. Já se passaram mais de duas décadas desde o surgimento de termos e convenções. Foi em meados da década de 1990, com a popularidade da Internet comercial - quando o mundo ainda estava na infância da tecnologia móvel, ela começou a se conectar. Desde então, o uso de tecnologia para promover produtos e serviços mudou profundamente as operações de marketing da empresa. Hoje, mais de duas décadas depois, a gestão do marketing digital é praticamente essencial para qualquer negócio. Na verdade, criamos um novo departamento da empresa especializado nesta atividade, e desenvolvemos este conteúdo para eles.


Com a ajuda da Internet e das redes sociais, os consumidores têm desempenhado um papel mais ativo neste processo. Isso teve um impacto profundo nas vendas. De acordo com este artigo da Resultados Digitais, o processo de compra está 60% concluído antes mesmo de o consumidor entrar em contato com o vendedor. Ou seja, antes mesmo de adquirir os produtos ou serviços fornecidos pela sua empresa, seu cliente já pode saber muito sobre ele.



Fontes


> Microsoft Power BI: https://powerbi.microsoft.com/



Notas e Relacionados


> Inicialmente o nosso propósito com o Blog é efetuar postagens diversas, porém teremos a área separada para as postagens relacionadas ao Constructor SO, que é o nosso Portfólio de Projetos, Agiles e Scrum, em que cada membro do Constructor SO possui a sua área para os seus desenvolvimentos. Dessa forma, cada atualização da área do Constructor SO é seguida de uma postagem no blog do profissional, informando os nossos leitores e criando assim um panorama extensivo de tal trabalho lançado ou versionado;


> A priori em relação aos desenvolvimentos da Space_One Labs, a nossa ideia é lançar e trabalhar de forma aleatória vários projetos da área específica relacionada, não nos tornando assim limitados por apps ou softwares específicos;


> Todos os casos aqui descritos e desenvolvidos, para este blog, no qual me pertence, que seja da categoria "BI Case", são casos de empresas fictícias, criadas e inventadas, para contextualizar e deixar o trabalho mais vivo e realista possível.



__________________________________________________________________________________


Daniel Sanches


Engenheiro de Produção, Universo - Universidade Salgado de Oliveira, especializado em Analytics e Data, Business e Tecnologia


SO Labs Developer Member of Research, Business Intelligence Analyst, Data

Analyst and Business Analyst, Blogger DS Space_One Labs | Space

Members


Membro SO Labs Desenvolvedor de Pesquisas, Business Intelligence, Data

Analyst e Negócios

Comments


bottom of page