top of page
Blog SO Labs na Íntegra
Writer's pictureDaniel Sanches

A Tecnologia no Esporte e suas vertentes

Updated: Feb 24, 2022



É certo que o esporte e suas modificações de práticas dentro das mesmas modalidades, sofrem mutações ao longo dos anos, e dos séculos. Antes de todo o panorama do suporte tecnológico, tinhamos as reformulações das ferramentas usadas no esporta (raquetes, tacos, etc.). Era uma espécie de alteração tecnológica, nesse caso, nas mecânicas e na física, em busca de melhores desempenhos e resultados. O professor de Engenharia Esportiva da Sheffield Hallam University David James (Engenharia Física Esportiva para o Mundo dos Esportes) escreveu um artigo publicado na IOP Science. Ele fala sobre como a tecnologia afeta o mundo dos esportes competitivos e ajuda Vão desde bicicletas de fibra de carbono (inspiradas nas corridas de Fórmula 1) a jogadores de voleibol, tênis e futebol "fragmentados", os atletas podem superar seus limites.


Um exemplo clássico, o Futebol... Até a década de 1970, no futebol, o futebol era feito de couro, o que era inconveniente para absorver água e afetava o desempenho dos jogadores. Naquela época, descobriram que, ao chutar a bola, se o chute provocasse um movimento rotacional (SPIN), a trajetória seria modificada, o que dificultava ainda mais o goleiro. O peso padrão de uma bola de futebol oficial deve ser entre 410 gramas e 450 gramas. Ao chutar uma bola com o SPIN, a bola mudará o fluxo de ar ao redor e gerará aerodinâmica lateral, que é mais óbvia quando se usa uma bola sem umidade em tempo seco. Desde 2006, o futebol se tornou mais estável, o que permite aos jogadores controlar melhor o futebol.

Exemplo: O Tênis


(Imagem gráfica feita por computador, para efetuar a validação do juíz em relação a trajetória. Se foi dentro, ou se foi fora. No caso da imagem acima, "IN" (do inglês, o equivalente a: "DENTRO", em português)).


Desde o nascimento do tênis, inovações no design, produção e novas tecnologias de materiais e equipamentos envolvidos no esporte, têm sido tecnologicamente afetados por avanços e regras. Os regulamentos esportivos também trouxeram novas mudanças em materiais como raquetes, bolas de tênis, cordas e empunhaduras. E equipamentos auxiliares eletrônicos, incluindo juízes de circuito eletrônico, olhos de águia e ciclopes.


Inicialmente, eles consistiam em tiras de tecido grosso firmemente conectadas. Eventualmente, a tira de tecido se torna um núcleo, enrolado em um fio e coberto por um tecido fino costurado ao redor dele. Em 1972, as bolas de tênis eram feitas de feltro óptico amarelo. Hoje em dia, as bolas de tênis são produzidas em massa a um custo mínimo para atingir um alto desempenho.

Inicialmente, eram feitos de tripas de vacas. Hoje, eles são feitos de materiais sintéticos que podem manter a velocidade, potência e durabilidade.


Vertentes


Calçados e Roupas Especiais


Em um estádio ou quadra, roupas esportivas são essenciais para o seu desempenho. A tecnologia têxtil pode absorver o suor, exercitar a elasticidade e ter maior frescor durante a atividade. Portanto, em termos de conforto, você vai se exercitar melhor e superar seus obstáculos. Porém, para não gastar dinheiro com tudo o que vê, escolhemos os critérios que devem ser considerados na escolha do sportswear.


Como mencionado anteriormente, embora roupas respiráveis ​​possam reduzir a sensação de calor, roupas esportivas com propriedades de isolamento térmico são voltadas especificamente para esse objeto e podem remover altas temperaturas com mais eficácia. Essa tecnologia, na verdade, inibe a troca de calor entre você e o meio ambiente, mantendo seu corpo em uma temperatura ideal. Outro aspecto interessante é que com roupas isoladas, o corpo não precisa ser resfriado, e mais energia é concentrada nos exercícios físicos e no consumo de calorias.


Material Esportivo


A bola da primeira Copa do Mundo é feita de couro e pesa o dobro de hoje. As costuras foram substituídas por conexões térmicas. A prancha é feita de madeira, pesa cerca de 80 kg e tem 4 metros de comprimento. Hoje, os atletas podem escolher não apenas o tamanho da prancha, mas também os materiais utilizados. A escolha dependerá do tipo de mar e do estilo do surfista.


Acompanhamentos


Nos Jogos Paraolímpicos de Inverno da Coreia de 2018, vimos muitos amputados praticando esqui e snowboard. Isso se deve apenas ao desenvolvimento das próteses dos atletas. Até a década de 1970, eram todos feitos de madeira e agora foram desenvolvidos em plástico e fibra de carbono. Mesmo membros protéticos com articulações trazem flexibilidade e permitem que os competidores realizem algumas ações agressivas.


Analytics e Métricas


A análise de big data e marketing esportivo está mudando a maneira como as emissoras produzem entretenimento esportivo e a maneira como times e produtores de conteúdo interagem com os fãs. Essas são apenas algumas das maneiras pelas quais a tecnologia mudou o setor esportivo. Todos esses objetivos são melhorar a visão dos torcedores, melhorar a comunicação nas novas mídias e atrair profissionais talentosos para o mercado esportivo. Por outro lado, o crescimento dos e-sports, fantasy sports, jogos online e entretenimento passivo e opções de lazer também chamou a atenção para os esportes tradicionais, que privaram clientes e consumidores de novas formas de negócios esportivos.

Portanto, a capacidade de entender, conectar e participar melhor tem potencial estratégico ilimitado. Com o poder convergente da nuvem, mobilidade e mídia social derrubando o conceito tradicional de esportes, é vital usar dados para desenvolver o culto à marca da sua comunidade de negócios, o crescimento sustentável de produtos e negócios esportivos e a participação em estratégias de negócios Patner do negócio de alguém.

Informações e Estratégias

Esportes é um grande negócio - com conexão incomparável e poder de comunicação com os fãs de esportes - portanto, estamos procurando maneiras de usar a tecnologia para atrair mais pessoas. Novas áreas estão sendo modernizadas com novas tecnologias, as mídias sociais estabeleceram conexões diretas entre fãs, programas esportivos e atletas, e os programas de fãs parceiros usam a tecnologia para conectar marcas e torná-las internacionais - essas marcas podem ser direcionadas ao público. Finalmente, a análise de big data e marketing esportivo é uma nova forma de contas diárias de marketing que afetam diretamente a reputação, a influência e o valor da marca.


Regulamentação


A importância dessas atividades na vida humana foi crucial por muitos séculos. Andar nas montanhas e na água, explorar novos lugares e o sonho de voar o fez usar a tecnologia e o design para chegar a lugares antes considerados impossíveis. O papel político do esporte também é crucial. Jovens de todo o mundo se unem e se tornam vanguardistas, ultrapassando os limites do corpo e superando tudo. Eles poliram a madeira para fazê-la deslizar sobre 4 rodas, inventaram asas que saltavam da montanha e deslizaram tábuas de madeira na água ou na neve.

Nanotecnologia


Antes de realmente aplicar a tecnologia no esporte, é preciso entender o que é nanotecnologia. Geralmente, pode ser definida como a capacidade de manipular átomos e moléculas para obter novas qualidades de produtos antigos, o que traz possibilidades quase ilimitadas de aplicação. As inúmeras aplicações potenciais da nanotecnologia, cobrindo todos os campos do conhecimento humano, proporcionaram descobertas surpreendentes na comunidade científica. Quando se trata de escala, nano é equivalente a um bilionésimo de metro. Para efeito de comparação, o tamanho de um átomo é de cerca de um décimo de nanômetro, enquanto o diâmetro de um cabelo humano é de cerca de 30.000 nanômetros. Nessa escala de processamento de materiais, novas qualidades podem ser aplicadas aos materiais.

Vidros autolimpantes, roupas que podem raspar o corpo durante o uso, plásticos tão resistentes como o aço, condução de calor e condutora de energia mais eficazes, revestimentos resistentes a riscos são apenas uma pequena parte dos produtos já comercializados no mercado e utilizam nanotecnologia.


Robótica


A tecnologia está associada ao esporte há muitos anos. Nos últimos anos, foi implementada uma tecnologia de apoio aos árbitros de futebol, nomeadamente o VAR (Video Assistant Referee), responsável por rever as licitações contestadas no jogo para tornar os resultados mais precisos. Considerando diversos esportes, existem centenas de técnicas de apoio aos atletas. Materiais, roupas, cuidados com a saúde e treinamento estão todos diretamente relacionados ao desenvolvimento tecnológico. Recentemente, robôs de inteligência artificial também aderiram a esse movimento. No campo do treinamento de atletas, existem alguns designs e mecânicos de robôs projetados para torná-los atletas. Crie resistência entre os jogadores de tênis de mesa e atraia mais atenção.

Essa é uma tendência que só vai aumentar porque apenas um robô pode treinar com vários atletas em um dia. Não estão adaptados ao jogo do adversário, é o que acontece quando duas pessoas estão treinando. #BlogdeMembros #BlogSOLabs / #Tecnologia #Esporte #TecnologianoEsporte #Tennis #Tênis #Futebol

__________________________________________________________________________________


Daniel Sanches


Engenheiro de Produção, Universo - Universidade Salgado de Oliveira, especializado em Analytics e Data, Business e Tecnologia.


SO Labs Developer Member of Research, Business Intelligence Analyst, Data Analyst and Business Analyst


Membro SO Labs Desenvolvedor de Pesquisas, Business Intelligence, Data Analyst e Negócios.

32 views0 comments

Recent Posts

See All

Comentários


bottom of page